Que a qualidade dos filmes em geral tem vindo a decrescer a olhos vistos não é grande novidade. Porém, há sempre um punhado de realizadores que geram expectativas e que fazem filmes dos quais não esperamos sair desiludidos. O mesmo acontece com alguns actores, que normalmente fazem boas escolhas e que seguimos com prazer, até termos uma surpresa com um filme inferior. Pois bem, isto tem sido um caso cada vez mais frequente. O caso mais flagrante foi Lady In The Water. Depois de uma série de filmes aclamados e apreciados pelo público, Shayamalan conseguiu afundar-se no seu pretenciosismo e criou uma obra de qualidade quase inexistente. Piratas da Caraíbas quebra records de bilheteira, mas não deixa de ser mediano. The Da Vinci Code é aborrecido. Drawing Restraint 9 não se pode sequer chamar cinema...
 Do lado de lá do oceano chegam alguns rumores que me deixam inquieto. Scoop de Allen é fraco? Julianne Moore volta a falhar com Trust the Man? Marie Antoinette não satisfaz? The Illusionist sem grande magia?
Oliver Stone e o seu World Trade Center (apesar das boas críticas) ainda não me conseguiram convencer, assim como Scorcese e o seu remake de Infernal Affairs.
Será este o ano das desilusões? Será que podemos arrumar as botas e deixar definitivamente de ver filmes americanos? Ou será que obras como The Prestige, Flags of Our Fathers, Babel, Little Miss Sunshine, The Black Dahlia, entre outros, nos fazem ainda esperar por um grande ano de cinema?
|
Eu acho que teremos um final de 2006 e inicio de 2007 muito bom. Vêm ai filmes de "autor" que não nos irão desiludir. E esqueceste de mencionar aquelo pelo qual estou mais ansioso: The Fountain.